Como configurar o Meta Ads (Facebook/WhatsApp) para integrar com a Zaip

Introdução

Este guia vai te ajudar, passo a passo, a configurar o WhatsApp Oficial para funcionar com a plataforma Zaip.
Você vai aprender como:

  1. Criar sua conta no Meta Ads (Facebook/WhatsApp).
  2. Criar uma BM (Business Manager).
  3. Verificar a empresa.
  4. Adicionar um cartão de crédito.
  5. Criar um usuário administrador.
  6. Gerar um Token Permanente para a API oficial do WhatsApp.
  7. Vincular seu número de WhatsApp.
  8. Obter o WABA ID.
  9. Configurar a URL de Webhook para que a Zaip receba as mensagens automaticamente.

Importante: Primeiro você vai obter o WABA ID e o Token Permanente.
Depois, vai inserir esses dois dados na Zaip e só então configurar o link de webhook que será gerado pela própria plataforma.

 

1. Criando sua conta no Meta Ads (Facebook/WhatsApp)

  • Acesse: https://business.facebook.com/
  • Clique em Criar conta.
  • Preencha nome, e-mail e senha.
  • Confirme seu e-mail e faça login.

2. Criando sua Business Manager (BM)

  • No painel, clique em Configurações do negócio.
  • Clique em Criar conta.
  • Informe o nome da empresa, seu nome e e-mail comercial.
  • Clique em Enviar.

3. Verificando a empresa

  • Vá até Centro de Segurança.
  • Clique em Iniciar Verificação.
  • Envie documentos oficiais (CNPJ, contrato social, etc.).
  • Confirme um telefone ou e-mail corporativo.
  • Aguarde aprovação.

4. Adicionando um cartão de crédito

  • Vá em Configurações de pagamento.
  • Clique em Adicionar forma de pagamento.
  • Escolha Cartão de crédito/débito e insira os dados.
  • Salve.

5. Criando um usuário administrador

  • Vá em Pessoas e clique em Adicionar.
  • Insira o e-mail que será usado para gerar o token.
  • Marque Acesso de administrador.
  • Clique em Avançar e Convidar.
  • Aceite o convite recebido.

6. Gerando o Token Permanente do WhatsApp

  • Acesse: https://developers.facebook.com/
  • Clique em Meus aplicativos > Criar aplicativo.
  • Escolha Negócios como tipo.
  • Associe à sua BM.
  • Ative o WhatsApp no menu lateral.
  • Vá em Gerar Token de Acesso e selecione Token Permanente.
  • Salve esse token — você vai precisar dele na Zaip.

7. Vinculando seu número de WhatsApp

  • No painel do WhatsApp, clique em Adicionar número.
  • Insira o número que será usado na API oficial.
  • Escolha SMS ou ligação para verificação.
  • Digite o código recebido.

8. Obtendo o WABA ID

  • No Gerenciador do WhatsApp, vá em Configurações.
  • Copie o número que aparece em ID da conta do WhatsApp Business.

9. Configurando a URL de Webhook

Um webhook é como um “canal de escuta” que avisa a Zaip quando chegam mensagens no seu WhatsApp, para que a plataforma possa responder automaticamente.

  • No Meta Ads (Facebook/WhatsApp), vá até o menu lateral e clique em Configurações do WhatsApp.
  • No painel que abrir, procure pela seção Webhooks e clique em Editar.
  • No campo URL, cole o link de webhook que a Zaip forneceu para você.
  • No campo Token de verificação, cole o token de verificação que também foi fornecido pela Zaip.
  • Salve as alterações.
  • Ainda nessa tela, verifique se o webhook está ativo para os eventos que você deseja receber (mensagens recebidas, status de entrega etc.).
  • Clique em Verificar e Salvar para que o Meta Ads teste a conexão e confirme que está tudo certo.

Dica: Se ao testar aparecer erro de verificação, verifique se o link de webhook e o token de verificação foram copiados exatamente como fornecidos pela Zaip, sem espaços a mais.

 

    Resumo Final – Passos na ordem certa

    1. Criar conta e configurar tudo até obter:
      • WABA ID
      • Token Permanente
    2. Informar WABA ID e Token Permanente na Zaip.
    3. Copiar o link de webhook gerado pela Zaip.
    4. Configurar esse link no Meta Ads (Facebook/WhatsApp).

    Após isso, a integração estará concluída e a Zaip poderá receber e responder mensagens no WhatsApp automaticamente, usando a inteligência da sua IA.